quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

GT-R e suas gerações

A história do Skyline GT-R começa em 1969 com a primeira geração. Conhecido como Hakosuka (KPGC10 e PGC10) possuia motor 2.0 DOHC S20 de 160cv a 7000rpm, 6 cilindros em linha e descende do Nissan R380 de competição. Sua produção foi até 1972, quando entra em cena a segunda geração conhecida como "Ken & Mary", que infelizmente não foi bem sucedida devido a uma crise em meados de 1970 a qual baixou a procura por carros de alta performance. O C110 de 1973, possuia também o motor 2.0 S20 de 160cv, além das duas gerações do Skyline, o motor S20 equipou o Fairlady Z de 1969 a 1972.




A terceira geração, comumente chamada de R32, conhecido também como Godzilla (foi apelidado pela publicação Wheels australiana), dominou o automobilismo no Japão a partir de 1989. Com motor 2.6 RB26DETT I6 de 276cv bi-turbo. Para as corridas, a REINIK (Racing & Rally Engeneering Division) que incorporou a Nissan Kohi (Nissan's power train engineering and manufactoring facility) produzia motores de 500 a 600cv.
No começo de 1990, a série especial GT-R Nismo, foi introduzida na história da Nissan. Com modificações na aerodinâmica usadas nas corridas do Grupo A no Japão. Em 91, aparece o R32-N1, produzido para o mercado japones, teve modificações no motor e menor peso. Com a Nissan nos Grupos N e A, em 93 fez sucesso o GT-R V-Spec (Victory Specification), com freios Brembo, rodas aro 17" da BBS e modificações que melhoraram a performance do carro.




Em 95, surge a quarta geração (R33), similar a R32 sofreu pequenas modificações no motor, freios e suspensão. Foram lançados também os modelos R33 V-Spec e R33 N1, com as mesmas especificações dos anteriores e o sistema  ATTESA-ETS Pro (Advanced Total Traction Engineering System for All-Terrain - Eletronic Torque Split), que controla a tração.
Uma edição especial do R33 chamada de Nismo 400R (Racing) foi projetada pela Nismo (Nissan Motorsports International) com motor RBX-GT2 da REIMAX (REINIK), e várias modificações que levaram o motor para 400cv de potência e velocidade máxima 300 km/h.



Em seguida (99) surge o R34, quinta geração, inclusive nas versões V-Spec, N1 e M-Spec (Mizuno, engenheiro chefe da Nissan). Possuindo o motor 2.6 RB26DETT I6, mas com 6 marchas. As novidades começam no painel, onde pode-se ver por exemplo as estatísticas do veículo, temperaturas do sistema, entre outras medições. As últimas versões foram chamadas de Nür, como a GT-R V-Spec II Nür e M-Spec Núr, desenvolvidas na pista de Nürburgring, com a possibilidade de "tunar" o carro para 450cv. E ainda, versões Nismo S-Tune, R-Tune e Z-Tune.
Com fim do R34 em 2002, a Nissan anunciou a separação dos nomes Skyline e GT-R, passando a ser chamado apenas como GT-R, no caso do atual R35, lançado em 2007.



 O R35 inspirado nos Gundam robots, possui motor 3.8 V6 VR38DETT bi-turbo de 485cv e velocidade máxima de 311 km/h. Este belo exemplar esportivo conquistou aficcionados pelo mundo e a versão V-Spec foi lançada em 2009, com partes em fibra de carbono, pintura especial, rodas Nismo, entre outras modificações especiais.
Foi testado e comparado contra Porsche 911 GT3, Lamborghini Gallardo, Audi R8, BMW M3 e Corvette ZR1's em várias pistas, inclusive em Nürburgring.
Em 2008 foi introduzido na Super GT - GT500, substituindo o 350Z. onde temos o piloto brasileiro João Paulo de Oliveira competindo pela Kondo Racing.


Super GT - GT500 http://rikilee.com/blog/


Em 2009 o GT-R entrou para a GT1 World Championship apenas para testes de afinamento, sem pontuação. Mas neste ano de 2010, duas equipes: a Sumo Power e a Swiss Racing Team tiveram participação nas etapas desta competição.



Sumo Power e Swiss Racing

Em outubro deste ano foi anunciado no Japão a linha 2012, aparentemente com poucas modificações, mas com mais potência e aerodinâmica. Motor de 530cv e torque de 62,4kgfm (60kgfm anterior). Novidade é a versão EGOIST, seguindo a tendência do mercado mundial, o veículo pode sair de fábrica de acordo com o gosto do dono.




DVDs recomendados: http://www.gtchannel.com/


fontes:
http://www.gtrnissan.com
http://www.nismo.co.jp

7 comentários:

  1. Perfeito Ka!! Muito bem esclarecida a história desse mito, sucinta e clara!! Ótmia redatora!!

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  2. Uau! Tenho que voltar depois pra ler tudo. Mas numa passada rápida de olhos está ótimo o post.

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  3. Oie Alexandre, puxa fico muito feliz que tenha gostado!!! Nossa estou radiante!!! Para você também Feliz Natal e em 2011 que tenha muito Sucesso e Paz!!!

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  4. Parabéns pelo post, show de bola esse Godzilla =)Como queria ver o de Curitiba, pena que o dono não saia com ele =/

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  5. Muito bom e ainda mais o comentário do Alexandre rs ! Show !

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