domingo, 12 de dezembro de 2010

Conhecendo a FIA GT1 World

A GT1 World Championship é uma competição regulamentada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e promovida pela Organização Stéphane Ratel (SRO).



As corridas de GT começaram em meados de 1950 com a primeira FIA GT Cup, mas em 1997 foi oficializada a FIA GT series promovida pela SRO, envolvendo marcas como Aston Martin, Ford, Corvette, Lamborghini, Maserati e Nissan e levando a GT (Grand Touring) por 10 países, incluindo neste ano de 2010 o Brasil (Pista de Interlagos em São Paulo).




Com a participação das duplas brasileiras nas corridas, Xandinho Negrão e Enrique Bernoldi, Daniel Serra e Chico Longo, Sérgio Jimenez e Cláudio Dahruj e de Ricardo Zonta o campeonato se tornou mais conhecido para o público do Brasil, principalmente com a vitória brasileira em Interlagos. Na etapa seguinte na Argentina Sérgio Jimenez ficou em 4o. lugar.


  

Atualmente são 12 equipes independentes, 24 carros e 48 pilotos, que na próxima temporada em 2011 poderão levar suas belas máquinas para pistas como Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos),  Zolder (Bélgica), Algarve (Portugal), Sachsenring (Alemanha - a confirmar), Silverstone (Grã Bretanha), Navarra (Espanha), Paul Ricard (França), Ordos (China), Curitiba (Brasil) e San Luis (Argentina).



 Autódromo Internacional de Curitiba - Pista brasileira da penúltima etapa de 2011




As equipes e os carros: 

Vitaphone Racing Team  - Maserati MC12   
Hexis AMR - Aston Martin DB9   
Reiter - Lamborghini Murcielago R-SV   
Young Driver AMR - Aston Martin DB9   
Matech Competition - Ford GT Matech    
Sumo Power GT - Nissan GT-R   
Triple H Team Hegersport - Maserati MC12   
Marc VDS Racing Team - Ford GT Matech   
All-Inkl.com Münnich Motorsport    
Swiss Racing Team - Nissan GT-R
Mad-Croc Racing - Corvette Z06
Phoenix Racing - Corvette Z06



 Nissan GT-R Equipe Swiss Racing Team na pista de Interlagos em São Paulo

Notícias indicam que as equipes Matech Competition e a Triple H Team podem deixar a GT1 no próximo ano, podendo ser por dificuldade de patrocínio. E como novidade ainda em especulação podem aparecer nas corridas BMW Alpina B6, Veritas RS III e o Lexus LFA.

Fonte: http://www.autoblog.com / http://www.gt1world.com
Texto / Fotos: Katia Hashimoto

3 comentários:

  1. Muito Legal!! Assistir à GT1 é garantia de emoção, mesmo que não tiver muitas brigas por posições, só o fato de vermos esses carros correndo já altera os batimentos de qualquer apaixonado por velocidade!!

    ResponderExcluir
  2. Verdade Rafael, a corrida da GT1 é emocionante, ver a técnica dos pilotos é muito bom!!! e os carros então nem se fala né, meu amigo!!!

    ResponderExcluir
  3. Veritas RS III esse carro teria tudo pra ser bonito, se fosse dois lugares e tivesse o para-brisa =/ Designers, tsc, tsc

    ResponderExcluir