sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

O que é Drift?

Nasce a 40 anos a famosa técnica chamada de Drift, com Kunimitsu Takahashi, que consiste basicamente em derrapar na curva em velocidade, saber controlar o veículo e testar seu limite.


O Drift King Keiichi Tsuchiya na época era corredor de rua e se interessou pelas técnicas de Takahashi, começou treinando nas montanhas do Japão (Touge), ficando famoso pilotando um Trueno - Toyota AE86. Participou de inúmeras corridas, mais tarde de julgamentos de campeonatos além de ensinar o estilo Drift e ser diretor de uma equipe da Super GT. E quem não se lembra por exemplo, de Tsuchiya no Velozes e Furiosos - Desafio em  Tóquio?




No Japão a arte do Drift é muito popular entre os hashiriya (corredores de rua) desde meados de 1980, mas começou a ter mais atenção nos Estados Unidos por volta de 2003, com o crescimento do JDM (Japanese Domestic Market), tornando-se hoje muito popular, principalmente na Califórnia. Já no Brasil se começou a ser conhecido a partir do filme do Velozes e Furiosos, ainda em crescimento por aqui, temos algumas equipes como a Drift Company, Drift Show e SPL Drift Project.




Para iniciar no Drift é necessário um carro de tração traseira, no Brasil a maioria dos carros nacionais é de tração dianteira, mas temos como exemplo o Chevette, Omega, Opala, Maverick e Lobini de tração traseira. Se começarmos a falar dos carros importados a história muda, e temos muitas opções de modelos japoneses como por exemplo Skyline e Silvia (Nissan), o Evo (Mitsubishi), Supra (Toyota), RX-7 (Mazda) e o próprio AE86 (Toyota), os europeus como S3 (BMW) e Lotus, entre tantos outros.



É possível realizar o Drift com carros de tração dianteira e também com sistema AWD (tração nas 4 rodas), mas isso chama-se Power Slide.
Com o Drift deve-se unir pontos essenciais como traçado, velocidade, ângulo de entrada e saída da curva e controle. Forçar a curva com o carro evitando que o carro gire, virando a direção ao contrário do convencional e equilibrando a aceleração.



Existem vários estilos de Drift como Side (utilizando freio de mão), Power Over (bastante aceleração), Braking (Pisar no freio na curva em alta velocidade), Acell Off (entrar rápido e soltar acelerador), Feint (jogar o carro para o lado contrário da curva, curva invertida) e muitos outros.




D1 Drift Championship - Japão - manobra perfeita



Fotos do evento Fullpower Fest




How to Drift - Part I - Keiichi Tsuchiya




How to Drift - Part II - Keiichi Tsuchiya



DVD recomendado: www.gtchanel.com


Fonte: Drifting - Sideways from Japan to America (livro)
Texto e fotos: Katia Hashimoto
Fotos no evento Fullpower Fest em São Paulo
Agradecimento : Rogério Lima, Marcelo Hayashi, Marcello Giovanni e Rodrigo Passos

5 comentários:

  1. Adorei a materia!!! amiga logos estamos nós no #drift let's go?????!!!! olha nossas carangas http://www.tiagoprojects.com.br/2010/12/nissan-skyline-r34-gt-drift/
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Go go go!!! Eu vi, o Tiago arrasou!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabens! Fechou com chave de ouro o ano de 2010!! Muito bom o post. Que esta mesma chave, abra 2011 com muitas oportunidades, sucesso para voce e seu blog! Abraços, Nilza

    ResponderExcluir
  4. Nilza, Obrigada!!! Fico muito feliz que tenha gostado!!! E Sucesso pra você também!!!! ^^

    ResponderExcluir