quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Pilotagem Esportiva - Primeiras aulas

O Centro de Pilotagem Roberto Manzini forma pilotos e aperfeiçoa motoristas, contando com cursos como o de Pilotagem Esportiva, Piloto por um dia, Pilotagem defensiva e Evasiva, entre outros.



No curso de Pilotagem Esportiva, a primeira aula teórica dá base para conhecimento de partes do motor, potência, rotações de giro e torque, além de ensinar o posicionamento do piloto dentro do carro para uma melhor performance, tomadas de curva e tangências. Ministrada por José Eduardo David, o Zé David, com muitos anos de experiência no mundo automobilistico e muito conhecido pelos pilotos.



A primeira volta é explicada por Zé David, onde o aluno aprende onde frear, reduzir as marchas e as tomadas de curva com auxilio de cones com cores distintas.
Os carros utilizados são Renault Mégane preparados na motorização e com equipamentos de segurança. Os alunos ainda contam com macacão, luvas, balaclava e capacete.




Nas 3 voltas seguintes na pista, o instrutor (pilotos profissionais) guia o carro e ajudam a memorizar o traçado ideal.
Nas 2 primeiras aulas práticas em pista são dadas 20 voltas pelo circuito de Interlagos, com o instrutor ao lado do aluno, dando dicas e avaliando onde este está com dificuldade. Começando com um pouco menos de velocidade e mantendo rotações de giro menores para que o aluno conheça bem a pista e memorize a sequência de curvas e traçado.




Cada curva tem sua característica, o futuro piloto, deve dosar a velocidade de entrada, o ângulo e a aceleração para saída, tendo em mente sempre melhorar a cada volta. Com os instrutores ao lado fica fácil (neste caso o piloto Tiago Riberi), pois eles dão dicas de quais os erros que se está cometendo e o que falta na sua pilotagem para diminuir o seu tempo na volta.




A impressão que se tem quando sentado no banco do passageiro, é que não parece tão difícil acertar todos os pontos para uma boa performande, mas quando se muda para o banco ao lado (piloto), as coisas são bem diferentes, e só com muito treino e habilidade para conseguir conquistar uma posição neste mundo tão encantador do automobilismo.
Semana que vem este blog contará qual a sensação de se pilotar sozinho no circuito de Interlagos, sem auxilio dos instrutores. 



E ainda você pode encontrar muitos pilotos de várias categorias por lá treinando, verificando os carros ou auxiliando, como os pilotos que encontramos da GTBR4: Carlos Burza, Marçal Melo, Willian Freire e Cae Coelho (Carlos Eduardo).

5 comentários:

  1. Katia, parabéns! Esta cada vez mais emocionante ler os seus posts.Sugoi!! Quem diria mulher também na categoria!! Sucesso aí!!Nil

    ResponderExcluir
  2. Estou torcendo por você ! Pisa fundoooooooooooo


    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Você vai adorar a 5ª aula, é pé no fundo e seja o q deus quiser. Aprendeu a fazer o punta taco ? hehehe facinho né !!! Quem sabe um dia agente se tromba competindo junto nas pistas.
    Parabéns pelo seu blog é muito legal e da pra ver que vc é apaixonada por carro.

    Bj

    ResponderExcluir
  4. Olá, agradeço a todos pelo apoio!!! Fico feliz demais que tenham gostado!!!

    ResponderExcluir